Metaverso
(8 minutos de leitura) Apesar de definir uma tendência super atual, a expressão Metaverso não é tão nova assim. Ela começou a ser utilizada na ficção científica há algumas décadas e no cinema também como nos filmes Matrix e Jogador Número 1. Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Metaverso pode ser entendido como um mundo virtual, no qual as pessoas interagem entre si e com o todo. A ideia do Metaverso é nos levar para dentro da internet que navegamos hoje. Para entender um pouco melhor o conceito de Metaverso, vamos comparar com a nossa internet de hoje, na qual as redes sociais são as principais mediadoras do ambiente virtual. Acessamos a vida digital por meio de celulares e computadores. Com o Metaverso, a experiência será muito mais imersiva. Mais do que navegar na internet, será possível vivenciá-la em 3D. Na prática, ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, será possível entrar um mundo virtual online que também incorpora realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação. Ou seja, como se trata de espaços fictícios, o céu é o limite e tudo é possível de ser inventado. No Metaverso, será possível fazer compras online tendo a sensação de realmente passear pelos corredores de uma loja. Ou então se reunir com colegas de trabalho em uma reunião utilizando salas 3D e avatares. Por aí nós podemos começar a entender que, nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Ou seja, o objetivo é que pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele. Importante dizer que este cenário ainda não é totalmente possível. Muitas das tecnologias necessárias para que o Metaverso se torne real ainda precisam ser desenvolvidas. COMO SURGIU O METAVERSO E AS PRIMEIRAS TENTIVAS Apesar de estar super na moda hoje, o termo Metaverso já existe há algumas décadas. Foi o escritor Neal Stephenson que falou sobre isso pela primeira vez em seu livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado em 1992. A obra conta a história de um entregador de pizza na “vida real”, o Hiro Protagonist, e que no mundo virtual (na história é chamado de metaverso) é um samurai. Ernest Cline também tratou do tema no livro “Ready Player One” (Jogador Número 1), que em 2018 ganhou as telas do cinema na direção Steven Spielberg. No livro, os personagens vivem em um mundo imaginário e, para fugir da realidade, costumam passar horas e horas no OASIS, um simulador virtual que dá a eles a possibilidade de serem o que bem entenderem. Há alguns anos vemos projetos tentando criar algo parecido ao Metaverso, como por exemplo o jogo Second Life, de 2003 pela empresa Liden Lab. Nesse jogo, temos um ambiente virtual 3D que simula a vida real. Nele o usuário pode criar avatar e socializar. Na época, apesar do jogo ter atraído milhares de usuários, não conseguiu unir completamente os mundos real e virtual porque não foi capaz de criar uma economia digital, na qual as pessoas pudessem ganhar dinheiro ou mesmo ter uma propriedade virtual, algo que hoje em dia é possível. Hoje, vemos jogos como Roblox, Fortnite e Minecraft que também materializam do conceito do Metaverso. Nesses jogos, as pessoas criam seus próprios personagens, participam de missões, se relacionam uns com os outros e vão a eventos, como por exemplo, o show da cantora Ariana Grande no Fortnite, que reuniu milhares de pessoas. Agora, o conceito de Metaverso, hoje em dia, vai muito além dos games online. A ideia é que todos os aspectos da vida real da pessoa, tais como, lazer, trabalho, relacionamentos, estudo e outros, sejam permeados de forma imersiva pelo digital, e vice-versa. TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NO METAVERSO Para fazer com que o Metaverso funcione, necessitamos das seguintes tecnologias: 1. REALIDADE VIRTUAL Realidade Virtual é um ambiente 3D construído por meio de softwares. Para ter acesso a essa simulação da realidade, os usuários precisam de computadores, óculos de realidade virtual, fones de ouvido e outros equipamentos. 2. REALIDADE AUMENTADA Diferente da realidade virtual, que leva o usuário para dentro do mundo virtual, a realidade aumentada insere dados virtuais no mundo real. Há vários games para smartphones que usam a tecnologia, como o Pokémon Go. Há também óculos de AR que mostram em suas lentes informações sobre o ambiente. 3. BLOCKCHAIN, NFTS E CRIPTOMOEDAS Blockchain é a tecnologia que permitiu criar o bitcoin, a primeira e mais famosa criptomoeda do mundo. Com esse sistema é possível rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. Ele é altamente seguro, e por isso é a tecnologia que viabiliza a transação das criptomoedas. Os NFTs (non-fungible token – ou token não-fungível) também serão usados no Metaverso. O NFT é um código de computador que serve como autenticação de um arquivo, garantindo que ele é único. Ele seria usado para autenticar as transações de todos os itens dentro do Metaverso, como um imóvel virtual, dando a certeza de que ele é único. Com essas tecnologias, seria possível efetuar transações financeiras no Metaverso, negociando propriedades virtuais, criptomoedas e até roupas para os avatares, obras de artes digitais, jogos e outros itens. A ideia é que as empresas “reais” consigam existir no Metaverso para vender seus produtos em versões virtuais. Assim conseguiríamos integrar o mundo “real” e o “virtual”. Apesar de precisarmos dessas tecnologias para acessarmos o esse mundo “virtual”, Metaverso, em si, não se refere a nenhum tipo específico de tecnologia, e sim a uma ampla mudança na forma como interagimos com o mundo digital. No Metaverso, teremos a impressão de total imersão no mundo virtual numa junção de união da realidade aumentada com a realidade virtual. Ou seja, as telas planas de celulares, computadores e tablets serão substituídas por uma experiência 3D, em que seria possível interagir com objetos e informações variadas. COMO SERÁ O METAVERSO? Muito difícil responder essa pergunta, uma vez que ele ainda não existe de maneira 100%. O que sabemos é que os usuários teriam os seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas e acessórios, ir a shows, fazer viagens, entre outras coisas, de maneira virtual, claro. Ainda seria possível encontrar os amigos para ver um filme no cinema ou ver uma exposição de arte que só existem no metaverso. E, na hora de acessar um site, em vez de simplesmente abrir a página no seu computador ou celular, daria para realmente entrar nela. A ideia é que o metaverso também tenha a sua própria economia e moedas, com as quais os usuários poderão comprar, vender e negociar imóveis digitais, itens diversos, acessórios para o avatar e muito mais. Se realmente o metaverso conseguir se materializar dessa maneira, teremos mudanças em várias áreas das nossas vidas, como por exemplo: a) Trabalho Faremos reuniões de trabalho dentro do metaverso (essa é uma das principais apostas de empresas de tecnologia como o Facebook e a Microsoft). Seria possível simular reuniões presenciais, manter contato visual com avatares e interagir de maneira mais intensa com os colegas. b) Educação Seria possível promover aulas dentro do mundo virtual, com uma experiência mais reais para os alunos. Como por exemplo, no curso medicina, daria para estudar o corpo humano com hologramas tridimensionais, ou até mesmo cirurgias e tratamentos de doenças à distância poderiam ser feitos no Metaverso, como afirmou a CEO da Microsoft no Brasil, Tânia Cosentino, em uma entrevista recente. c) Entretenimento É nessa área que estão as principais iniciativas desenvolvidas até agora. Mas a ideia é que o Metaverso vá muito além dos jogos, oferecendo experiências completas de entretenimento, incluindo shows, filmes, televisão, esportes, videogames, viagens, obras de artes etc. d) Economia Especialistas acreditam que uma economia completa poderia existir dentro do mundo virtual, com transações de terras, imóveis, serviços, transporte, arte digital e muito mais. Toda essa economia estaria ancorada no blockchain, nas criptomoedas e nos NFTs. QUANDO O METAVERSO SERÁ REALIDADE? Ainda não dá para prever com exatidão, mas em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, ao anunciar que a empresa passaria a se chamar Meta, afirmou que o Metaverso pode fazer parte do nosso dia a dia nos próximos 5 ou 10 anos. Mas o único consenso entre os especialistas é de que esse não é um sonho para o curto prazo. Apesar de estarmos caminhando para isso. CRÍTICAS AO METAVERSO São várias as críticas ao Metaverso, mas as principais são: centralização de tecnologia, privacidade dos dados, crimes virtuais, como respeitar os direitos autorais e o vício nesse “novo” mundo virtual. Apesar de todos esses problemas, o Metaverso com certeza irá revolucionar nossas vidas e devemos estar preparados para isso. Gostou do nosso conteúdo? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais informações e acompanhe o nosso blog. Referências: https://bit.ly/3JEp8WS https://bit.ly/3JtG1nf https://bit.ly/3LXQzfR
Compartilhe este artigo em suas redes sociais:
Avalie este artigo:
Outros artigos que você pode ter interesse em ler
- Todos (184)
- Bem estar (18)
- Carreira (38)
- Competições (6)
- Desenvolvimento (112)
- Design (8)
- Diversidade e Inclusão (3)
- Eventos (3)
- História (15)
- Indústrias (6)
- Inovação (37)
- Liderança (8)
- Projetos (23)
Tech na Educação
(9 minutos de leitura)
No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial, revolucionando não apenas a forma como os alunos aprendem, mas também como os educadores ensinam. À medida que nos adaptamos a um mundo digitalmente conectado, novas tendências emergem, prometendo transformar ainda mais a maneira como a educação é concebida e entregue. Vem ler este texto para saber das últimas tendências em tecnologia educacional e explorar seu impacto no desenvolvimento dos alunos e na evolução do ensino. Vem com a gente!...
Desenvolvimento Ético de Software
(5 minutos de leitura)
Desenvolver softwares é uma atividade complexa que vai muito além da simples codificação. Envolve um processo meticuloso de planejamento, design, implementação, teste e manutenção para criar sistemas confiáveis, eficientes e seguros. No entanto, além de buscar funcionalidade e desempenho, os desenvolvedores também devem considerar cuidadosamente os aspectos éticos do software que estão criando. Neste texto iremos falar sobre a ética e a responsabilidade ao desenvolver software. Vem ler!...
Equilíbrio Entre Crescimento Profissional e Pessoal
(6 minutos de leitura)
Em um mundo movido pela constante busca pelo sucesso profissional, muitas vezes nos vemos imersos em nossas carreiras, esquecendo-nos do equilíbrio fundamental entre o crescimento profissional e pessoal. Enquanto dedicamos horas ao código, à resolução de problemas e ao avanço em nossas habilidades técnicas, é essencial lembrar que nossa jornada como seres humanos vai além das linhas de código. Vem ler nosso texto e ver dicas superlegais de como conseguir esse equilíbrio!...
Como Destacar no Currículo os Prêmios em Competições de Programação
(6 minutos de leitura)
Em um campo tão dinâmico quanto o desenvolvimento de software, é crucial destacar-se da multidão. Uma maneira excepcional de fazer isso é por meio do reconhecimento e dos prêmios conquistados em competições de programação competitiva. Além de demonstrar suas habilidades técnicas superiores, esses prêmios atestam sua capacidade de resolver problemas complexos, colaborar em equipe e entregar resultados excepcionais sob pressão. Hoje falaremos sobre currículo e as competições, se interessa? Vem com a gente!...
Código Aberto e Colaboração
(5 minutos de leitura)
Se você está pronto para começar a explorar o mundo do código aberto, esteja ciente de que encontrará muitas oportunidades de aprendizado e desafios. A colaboração é o cerne desse ambiente, impulsionando a inovação e influenciando o rumo da tecnologia. Vem ler nosso texto para saber mais sobre esse assunto!...
Mulheres na Programação: Celebrando Conquistas e Inspirando o Futuro
(5 minutos de leitura)
Nesse dia 08 de março falaremos sobre o impacto inspirador das mulheres na programação ao longo da história, desde pioneiras como Ada Lovelace até líderes contemporâneas como Doina Precup e Reshma Saujani. Este texto celebra suas conquistas e destaca o progresso em direção a uma indústria de tecnologia mais inclusiva e diversificada. Junte-se a nós para inspirar e capacitar as futuras gerações de mulheres na programação, criando um futuro mais equitativo e brilhante para todos na indústria da tecnologia....
Você gostaria de ter um artigo ou vídeo seu publicado no blog e redes sociais da beecrowd? Caso tenha interesse, envie-nos um e-mail com o assunto “BLOG” para [email protected] e passaremos mais detalhes sobre o processo e pré-requisitos para ter o seu artigo/vídeo publicado em nossos canais
Sede
Rua Funchal, 538
Cj. 24
Vila Olímpia
04551-060
São Paulo, SP
Brasil